Vasectomia

Anatomia – Os espermatozóides são produzidos nos testículos, armazenados e amadurecidos nos epidídimos e conduzidos até a uretra pelos canais deferentes.

A vasectomia é a cirurgia para a interrupção da passagem dos espermatozóides. A cirurgia visa impossibilitar a passagem pelo canal deferente dos espermatozóides, as células sexuais masculinas, produzidas pelos testículos, evitando desta forma a fecundação.

A vasectomia é realizada através de duas pequenas incisões na bolsa escrotal, sob anestesia local, onde se isolam, amarram e seccionam-se os canais deferentes. A cirurgia dura cerca de 30 minutos.

Deve-se manter um repouso relativo por dois dias e retorno à atividade sexual após sete dias.

Após a vasectomia, deve ser usado algum método anticoncepcional para evitar a gravidez, pois ainda há possibilidade de engravidar, devido aos espermatozóides que se encontram acima da área de secção.

Para ter total segurança, o conselho é voltar à atividade sexual sem outros métodos contraceptivos após a realização do espermograma (exame que avalia a quantidade de espermatozóides no esperma), que mostrará ausência de espermatozóides. O espermograma deve ser realizado em média após 45 dias da realização da cirurgia.

O esperma ejaculado não conterá os espermatozóides, mas continuará contendo as secreções das vesículas seminais, próstata e uretra, não havendo diferença no esperma ejaculado. Volume, consistência e cheiro permanecerão inalterados.

A vasectomia não causa mudança na potência sexual, ejaculação, produção do hormônio masculino, orgasmo ou libido.

Após a operação, os espermatozóides continuarão sendo normalmente produzidos pelos testículos. Como não passam pelos canais deferentes, são absorvidos pelo organismo.

A dúvida pela decisão da realização da vasectomia é uma contra-indicação devido à dificuldade de reversão cirúrgica e o retorno de espermatozóides no sêmen. Quanto maior for o tempo da realização da vasectomia, menores serão as chances de sucesso no retorno da fertilidade masculina.

Recomenda-se que o homem interessado em submeter-se à vasectomia tenha dois filhos, idade acima de 35 anos e o consentimento da esposa.

< voltar