Fimose

O pênis é composto por raiz, corpo e glande (“cabeça do pênis”). O corpo do pênis contém os dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso que envolve a uretra. Os corpos cavernosos e esponjoso são tecidos eréteis (fazem o pênis ficar ereto). Na extremidade do pênis, o corpo esponjoso se dilata formando a glande, onde se encontra o meato uretral (orifício uretral). O prepúcio é a pele, em forma de capuz, que recobre a glande O prepúcio é retrátil e quando tracionado expõe a glande.

Pênis com prepúcio recobrindo parcialmente a glande

FIMOSE é a incapacidade de expor completamente a glande, ou seja, descobrir a cabeça do pênis, com o pênis flácido ou ereto.

Pênis com fimose. A glande não é exposta.

O FREIO DO PÊNIS ou CABRESTO é uma película que liga o prepúcio à glande. Presente em todos os homens, tem a função de limitar os movimentos do prepúcio durante o coito. Esse freio pode ser curto e quando se retrai o prepúcio, com o pênis flácido ou ereto, pode haver dor. Durante a relação sexual ou masturbação, esse freio pode se romper e ocasionar sangramento.

Freio do pênis

A fimose é normal em recém-nascidos e 90% dos meninos nascem com o prepúcio aderido à glande com a finalidade de protegê-la e ao meato uretral. Aos três anos de idade, a maioria dos meninos já terá sua glande naturalmente descolada do prepúcio. O não tratamento da fimose pode trazer complicações locais do tipo PARAFIMOSE, que é o estrangulamento da glande pelo prepúcio de orifício estreito.

O homem que consegue expor completamente a glande sem sentir dor ou incômodo com o pênis ereto ou se o prepúcio não incomoda na hora de urinar, em masturbação ou em relação sexual não há necessidade de operar.

A fimose dificulta a higiene local, favorece o aparecimento de infecções (balanopostite) e pode levar ao câncer do pênis. A presença da fimose não altera o desenvolvimento do pênis.

A fimose pode ocorrer em qualquer idade. Em homens idosos diabéticos, a balanopostite crônica pode levar a fimose.
Após avaliação do urologista, sendo constatada a presença de fimose, a cirurgia é indicada.

A CIRCUNCISÃO ou POSTECTOMIA é a retirada de todo o prepúcio. A cirurgia é simples, leva em torno de 30 minutos, com anestesia local, indolor e necessita apenas de um repouso relativo de 1 a 3 dias e retorno a atividade sexual normalmente em 30 dias.

Etapas da circuncisão

Aspectos de pênis postectomizados

Os homens que não fizeram a postectomia e têm a glande recoberta pelo prepúcio precisam diariamente lavar a glande, pois o prepúcio retém poeira, urina e outras substâncias que facilitam a proliferação de bactérias, formando entre a glande e o prepúcio uma massa esbranquiçada e com odor forte que é chamada de esmegma.

Caso ache que seu pênis apresenta algumas das alterações descritas acima, procure seu urologista.

< voltar