Hiperplasia Benigna da Próstata

A próstata é uma glândula, do tamanho de uma amêndoa, pesando cerca de 20 gramas que se situa na base da bexiga e circunda a porção inicial da uretra. Sua função é produzir líquido prostático, que juntamente com o líquido das vesículas seminais e das glândulas periuretrais, irá constituir o esperma.

Com o passar dos anos, todo homem apresentará algum grau de crescimento na próstata, geralmente entre os 40 e 45 anos de idade, sendo mais comum aos 60 anos.

Esse crescimento é conhecido como hiperplasia prostática benigna (HPB). Isso não é câncer, é um processo inerente ao homem.

Durante a adolescência e a fase adulta, os transtornos que o homem pode ser acometido são as uretrites (doenças sexualmente transmissíveis) e as prostatites (infecção da próstata).

O idoso pode ser acometido da HPB e do câncer de próstata.

HIPERPLASIA PROSTATICA BENIGNA (HPB)

As causas para o crescimento benigno da próstata são indeterminadas Os principais sintomas são: jato urinário diminuído, urgência para urinar, hesitação miccional, freqüência miccional aumentada, gotejamento ao termino da micção, acordar a noite para urinar, esvaziamento incompleto da bexiga, incontinência urinária, urina sanguinolenta, forca ao urinar, diminuição do volume do ejaculado, incapacidade de urinar espontaneamente (retenção urinária).

O diagnostico é feito pela avaliação dos sintomas, ultra-sonografia da próstata, exame de urina, urodinâmica (equipamento computadorizado que avalia o estado do funcionamento do sistema urinário inferior), exame de sangue do PSA e o toque da próstata.

Toque retal para avaliação do tamanho e alterações na próstata

O tratamento depende da intensidade dos sintomas e da presença de complicações, sendo divididos em:

  • farmacológico – Medicações de uso oral para diminuir o tamanho da próstata ou causar o relaxamento da musculatura da próstata
  • cirúrgico – São dois tipos: Ressecção transuretral da próstata (RTUP), é a cirurgia realiza-se através da uretra, sem cortes, introduzindo-se um tubo até a próstata e cortando-a em pequenos fragmentos que são posteriormente aspirados e a cirurgia convencional (prostatectomia a céu aberto), realizada através de incisão no baixo ventre e usada para tratamento de próstatas muito grandes.

As complicações que a hiperplasia prostática benigna podem causar são: infecção urinaria crônica, formação de calculo de bexiga, retenção urinaria aguda, dilatação dos rins e insuficiência renal.
Todo homem deve consultar o urologista a partir dos 40 anos de idade para avaliação da próstata. A prevenção é a principal forma de prevenção das doenças da próstata.

< voltar